segunda-feira, 1 de julho de 2013

Os protestos em Belo Horizonte

Foram duas semanas difíceis! Os manifestantes resolveram sair às ruas de Belo Horizonte justamente no período em que eu cobria as férias do meu amigo Bernardo Diniz, na TV Alterosa. Foram 15 dias como editora-assistente do Jornal da Alterosa primeira edição. Todos os dias, manifestações aqui e acolá. Uma correria sem fim pra todos da imprensa. Pra mim, o dia mais tenso foi o sábado, 22 de junho de 2013. Tarde de jogo pela Copa das Confederações, no Mineirão, e de muitos atos de vandalismo. O protesto que começou bonito no Centro da cidade terminou da pior forma possível.

É claro que eu acho que o povo deve protestar. Eu poderia estar em meio aos manifestantes que somavam cerca de cento e vinte mil pessoas! Só não concordo com o rumo que a coisa tomou. Quebradeira total! Destruíram várias concessionárias causando um prejuízo estimado de 20 milhões de reais! Os rebeldes, se posso chamar assim, partiram pra cima dos militares que formavam o cordão de isolamento. O que se via era um cenário de guerra: bombas dos dois lados, tiros de borracha, correria e feridos... Manifestantes e policiais feridos.

Eu estava de plantão nesse dia tenso e fechando a segunda edição do jornal. O confronto começou no fim da tarde e tivemos que correr para dar conta de fechar o jornal com todos os detalhes e as imagens mais importantes do dia. Os editores suaram a camisa para colocarmos um bom material no ar. Na redação, já estava a nossa colega do esporte, Isabel Guimarães, que fazia a cobertura do jogo entre Japão e México. Ela entrou, ao vivo, comigo no estúdio para contar o que presenciou. Vejam o link:

http://www.alterosa.com.br/app/belo-horizonte/noticia/jornalismo/ja---2ed/2013/06/22/noticia-ja-2edicao,88203/manifestantes-tentam-chegar-ao-mineirao-e-varias-pessoas-ficam-feridas.shtml

Assim que a ficha-técnica do Jornal da Alterosa subiu eu entrei com as informações do protesto no SBT Brasil. Foram três minutos no ar falando da nossa terra. Pena que a notícia era ruim.

 



Hoje estou de volta a reportagem e acompanhei os protestos na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte. Os manifestantes estão acampados lá desde a manhã de sábado quando houve confusão. Os manifestantes querem ser recebidos pelo prefeito Márcio Lacerda. Entre as reivindicações estão a revogação do reajuste da passagem que passou a valer no início do ano e a abertura das planilhas de custos. Veja:



Nenhum comentário:

Postar um comentário