quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Na Rede Integração

Em Araxá

Comecei na Rede Integração como repórter. Trabalhava em Araxá, uma bela cidade do Alto Paranaíba. Morei na casa de um casal de idosos de onde minha amiga Aline Fonseca tinha acabado de sair. Entrei no lugar dela, que foi para Divinópolis.

Era muito estranho porque sou tímida demais. Ficava com vergonha e, quando não estava trabalhando, me escondia no quarto.Tinha que acordar cedo, lavar e secar o cabelo. Acho que acordava todo mundo com o secador...rs...   Na TV tive o Armindo e o França como professores.                                                                                                       
                                                                                                       

Olha o França aí!
Com Gian e Giovane. Olha o cabelo bem na minha chegada a Araxá!


A passagem foi boa, mas curta. Eu também não queria ficar tão longe da minha família, e Deus me ouviu. Lembro que a dona da casa me disse: "Ah... Você vai ficar por aqui por, no mínimo, uns dois anos..." Pensei: "Meu Deus, que seja, no máximo, seis meses." Minhas folgas eram a cada quinze dias e ficar 6, 7 horas na estrada até chegar em casa era tempo perdido demais. Sou muito apegada a minha família, gosto de estar sempre perto de todos. 

Dificilmente aconteciam factuais em Araxá, casos de polícia, reportagens tensas... Lá fazíamos muitos vts rurais... E como eu penava com isso. Não entendia a linguagem dos agricultores, pecuaristas.... Foi uma experiência bacana.

Teste para apresentação

Um belo dia a Fernanda Lília, gerente de jornalismo, me ligou pedindo para eu fazer um teste de apresentação. Ela já sabia que eu tinha experiência e me deu essa oportunidade. Fui para o estúdio do MG Rural e, com uma câmera, gravei algumas cabeças variadas: polícia, comunitário, nota, esporte... Não deu outra, passei no teste e fui chamada para ser a nova apresentadora e editora do MG1, em Divinópolis. Deixei Araxá dois meses e meio depois de me instalar.

Um novo desafio

Me mudei para Divinópolis com muita alegria. A cidade fica a uma hora e pouquinho de Belo Horizonte, bem perto da minha família. Os primeiros dias foram difíceis porque eu tinha experiência na apresentação, mas não tinha na edição de texto. Passar texto com repórteres mais experientes que eu chegava a ser constrangedor, mas eu soube lidar com isso. 

Lá tive ótimos colegas de trabalho e grandes professores. Destaque para a Fernanda Lília e a Andréa Marília. Trabalhava diretamente com a Andréa - editora-chefe do jornal. Ela era séria, sistemática, correta demais e, no fundo, um doce de pessoa. Ela é muito responsável pela bagagem que tenho hoje. Nos esforçávamos para fazer um jornal bacana, variado.... e audiência respondia. Tenho fotos e mais fotos das comemorações que fazíamos.


 A galera está toda aí.... Só pra constar, André Marília é a de preto (no canto da direita)


Meu querido amigo Wanderson Araújo

Mais uma com a galera em festa

No começo apresentei ao lado de Samuel do Vale, depois veio o Wanderson Araújo - um grande amigo (atual produtor/apresentador EPTV)!




Como divertíamos trabalhando.... Temos histórias hilárias de casos que aconteceram quando estávamos na bancada... Momentos melhores ainda vivemos quando o Elton Novais (atual repórter Globo Minas) dava o ar da graça com as notícias do esporte. Muitos colegas ainda estão lá e vez ou outra nos encontramos para matar a saudade. Tenho até uma afilhada...rs.. Carina Pereira! Ah, e quando vou a Divinópolis fico na casa da Carla Carneiro, uma louca varrida que sempre esteve ao meu lado.

Experiências bacanas

Trabalhando na Rede Integração pude conhecer um pouco mais de Minas Gerais. Eu era apresentadora/editora, mas ia muito para a rua também. Viajávamos muito, fazíamos muitas reportagens produzidas para programas variados: rural, saúde...


Com Walter Vilela após uma entrevista com Victor e Leo numa cidade do Centro-Oeste.

 Uma vez por ano acontecia um encontro muito legal em Uberlândia: Cofri. Todos os funcionários da empresa que trabalhavam em Divinópolis, Araxá, Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Pará de Minas..... se encontravam para passar por uma reciclagem, trocar experiência e se divertir muito!



Olha a festa da turma aí: Laura, Aline, Júlio, Elton, Fê, eu e Eder

Também tive a oportunidade de passar um dia acompanhando o desenrolar do "Jornal Nacional", no Rio de Janeiro, ao lado do Willian Bonner e Fátima Bernardes. Participei da reunião de caixa e conheci um Bonner cômico, vi como era feita a decisão das pautas, a rotina da redação... Também estive na Globo News e acompanhei a apresentação do "Em Cima da Hora".

É muito bacana! Do Rio segui para Resende, uma cidade próxima dali, no mesmo carro que o repórter André Luis Azevedo... Trocamos figurinhas e foi incrível. Íamos participar de um encontro de funcionários das afiliadas. Eu fui representando a Rede Integração de Divinópolis. Aconteceu uma festa assim que chegamos. No dia seguinte, palestras e bate-papo com grandes repórteres e chefes dos jornais e do Fantástico. Que experiência inesquecível!


Com Arnaldo César Coelho

Com Fátima Fernardes

Minha hora estava chegando

Já havia me casado, meu marido se mudou para Divinópolis, mas eu sentia que faltava algo... que precisava crescer mais e temia que lá não seria mais possível. Sempre gostei do estilo da Rede Globo e, por isso, tentei uma transferência para BH, mas na época quase não se via mudanças na emissora como temos notado nos últimos tempos. 

Foi, então, que fiquei sabendo de uma vaga na TV Alterosa e me lancei assim como os amigos Liliana Junger (atual repórter Globo Minas), Wagner Vidal (atual repórter Rede TV) e Roberta Marques (atual apresentadora Band News) já tinham feito.... Na próxima postagem conto os detalhes.

                      
                                                          Minha despedida na tv e fora dela


Lembranças das brincadeiras

2 comentários:

  1. É interessante demais ler suas publicações Regi. Relembrei o incoparável dia que passei com vocês na Rede Integração, em Divinópolis. Foi maravilhoso ter a esperiência de acompanhar a gravação com o pessoal da Caravana JN.

    Tenho um carinho imenso por você, pela Liliana e pela Carla. Todas foram muito simpáticas comigo. Trabalho, atualmente, em uma emissora daqui da Grande Vitória e, isso foi resultado da experiência que ganhei com vocês. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Ei, Geilson... Que bom que aquele tempo está fazendo diferença na sua vida... Também lembro de tudo com muito carinho!

    ResponderExcluir